Papel de parede sustentável – Veruso Lino

Vocês sabem que ando sempre atrás de projetos inovadores, sustentáveis e, acima de tudo, interessantes. Desta vez, apresento-vos um papel de parede sustentável, que vai ao encontro do tipo de decoração que mais gosto! Já conhecem o papel de parede dos anos 70?

Quando se fala em países como a Dinamarca, Suécia, Noruega, etc, pensamos logo em casa pequeninas, super práticas e com aquela decoração simples, clara e super hygge, estilo IKEA, certo?

Pessoalmente sempre gostei de áreas claras, com bastante luz, plantas e alguns apontamentos em madeira, por isso vim para o país certo (risos). 

Imagem retirada do Pinterest

Pelo que tenho visto, aqui na Dinamarca recorrem bastante à utilização do papel de parede, pois aqui a humidade é quase inexistente, comparando com Portugal. 

Mas se pensarmos bem, o que acontece ao papel de parede quando se estraga ou quando simplesmente nos fartamos dele e queremos mudar? A maioria dos modelos de papel de parede são à base de fibras sintéticas, corantes industriais e quando o retiramos da parede fica com vestígios da cola. Ora, todos estes fatores fazem com que este papel de parede acabe em aterros ou que seja incinerado, o que por sua vez, promove a libertação de dióxido de carbono. E nós não gostamos disto certo? Certo

Foi então que descobri a loja Papel de parede dos anos 70 que tem algo que vai ao encontro com a minha maneira de pensar: papel de parede sustentável e 100% compostável – Veruso Lino. Perfeito para todos aqueles que se preocupam em fazer o melhor (possível) para este nosso (único) planeta

O que é?

O papel de parede 100% compostável Veruso Lino é o primeiro modelo totalmente biodegradável, feito a partir de matérias-primas de origem vegetal que precisam de uma quantidade muito reduzida de água no seu cultivo. Para além de ser amigo do ambiente, é tambem um papel de parede extremamente robusto, de alta qualidade e agradável ao toque. Como não são utilizados corantes artificiais, o papel de parede apresenta um tom natural tal como eu gosto! Se olharem com atenção é possível verem-se as fibras, o que na minha opinião dá um toque ainda mais acolhedor. 

O modelo Veruso Lino pode ser descartado tranquilamente na sua pilha de compostagem. Após alguns meses, o papel de parede estará totalmente decomposto e deteriorado, recomeçando o ciclo biológico, onde todas as matérias-primas contidas podem ser reutilizadas.

Imagem retirado do Papel de parede dos anos 70

Composição

Os principais componentes do Veruso Lino são o linho (65%) e a viscose (35%) proveniente de madeira sustentável, certificada pelo FSC.

O cultivo do linho é muito eficiente pois permite reduzir o desperdício de água e não gera resíduo, pois todos os subprodutos podem ser aproveitados. As fibras de linho são bactericidas, quase totalmente antiestáticas e repelem a sujidade, o que se pode pedir mais?

A viscose resulta de fibras têxteis de origem natural provenientes da madeira e que vai dar aderência do papel de parede à parede. 

Qualidades

Absorção sonora;

• Isolamento térmico;

• Regulação de humidade;

• Baixa inflamabilidade;

• Fácil de aplicar;

• Sem risco para a saúde.

Para viabilizar a compostagem, todos os materiais devem estar isentos de aditivos químicos. Vocês agora devem estar a pensar, então mas e a cola? Decompõe-se? Sim! Existe uma cola orgânica especial feita a partir de celulose pura (termo técnico: metilcelulose, obtida a partir da madeira).

Nota: não se pode pintar o papel de parede Veruso Lino com tinta de parede! Para além de tirar o aspeto “rústico” do papel deixaria de ser degradável e amigo do ambiente.

Como funciona o processo de decomposição em compostagem?

O modelo Veruso Lino pode ser colocado em compostagem. Após 6 a 12 meses (dependendo do clima e da estação), o papel de parede estará totalmente decomposto e deteriorado. Para facilitar o processo de decomposição, basta que as tiras de papel de parede sejam rasgadas em pedaços mais pequenos e que sejam misturadas com outros resíduos biológicos.

Espero que tenham gostado de conhecer esta nova alternativa! Caso queiram obter mais informações sobre o produto:

Site: https://www.papeldeparededosanos70.com/lookbook/blog/papel-de-parede-totalmente-compostavel-veruso-lino

Facebook: https://www.facebook.com/PapelDeParedeDosAnos70/

Pinterest: https://www.pinterest.dk/papeldeparede70/

Um beijinho e até à próxima!

12 Replies to “Papel de parede sustentável – Veruso Lino”

  1. Que interessante! Desconhecia a sua existência, Obrigada pela partilha!

    1. Obrigada! 😊

  2. Uma descoberta incrível e uma escolha muito mais pensada e sustentável! Beijinhos,
    https://sobomeuolhar7.blogspot.com/?m=1

    1. Concordo! Um beijinho!

  3. Adorei o post, é muito útil 🙂

    Beijinhos :*
    https://omundodapequeninaaa.blogspot.com/

    1. Obrigada! Fico feliz que tenhas gostado, um beijinho!

  4. Muito interessante e desde já sinto-me orgulho por encontrares um projeto à qual te orgulhas de partilhar.

    Para além das boas composições achei bastante bom a parte de regular humidades visto que é algo que acabamos sempre nem que seja um pouco ser afetados nas nossas casas devido a isso.

    Parabéns de coração!

    1. Muito muito obrigada André! Um beijinho e obrigada pelo teu constante apoio 🤗

  5. Desconhecia. Mas gostei e muito!

    1. Obrigada! ❤️

  6. Que inhteressante Sara. Desconhecia, e nem que seja só por isso valeu a pena visitar o blogue:-) Gostei

  7. Marta Gouveia says: Responder

    Super interessante! Não conhecia. Obrigada Sara! 😘

O que achaste? Conta-me tudo!