Panquecas vegan e sem glúten

Eu adoro panquecas! São ótimas para lanches e para se levar e comer quando se está fora de casa. Dá para fazer tudo com elas: fazer de sandes mista, com fruta, com doce, com chocolate, com canela, etc. 

Desde que deixei de consumir glúten e açúcar tentei arranjar uma boa receita de panquecas, como as de banana e ovos. Essas panquecas até são boas, mas não como eu gosto. Foi então que descobri esta receita. Estas são neutras, fofas e com textura 🙂 Facilmente se adaptam: pode-se acrescentar canela, cacau, raspas de coco, sumo de laranja, é só inventar! Curioso(a)? Continue a ler.

Vai precisar de:

  • 1 chávena de flocos de aveia (sem glúten);
  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça (ou de farinha de linhaça);
  • 250 ml de leite vegetal (usei de arroz);
  • canela. 

Vamos começar!

Coloque a aveia e a linhaça num processador de alimentos e triture até obter uma farinha. Junte o leite vegetal e volte a triturar até obter uma massa homogénea. Eu adicionei canela à massa porque adoro e tá um toque especial à panqueca. Se quiser pode adicionar a canela depois de a panqueca já estar feita. 

Aqueça uma frigideira antiaderente (eu coloquei um pouco de óleo de coco para ter a certeza que não pegava) e coloque a quantidade de massa para uma panqueca. Vire a panqueca assim que estiver dourada. 

Já está! A mim deu-me para 6 panquecas (grossas) e no frigorífico aguentaram 2/3 dias dentro de uma caixa hermética 🙂

Dica: Adicione um pouco de agave ou xarope de ácer, fica delicioso. 

Espero que tenham gostado! 🙂

4 Replies to “Panquecas vegan e sem glúten”

  1. que delicia 🙂

  2. Wow…interesting! Where is the best place to buty flocos de aveia sem gluten? I bought from intermarché the other day to make the banana slices, but found one package didn’t really fit the right quantity. Means buying double the amount i suppose. A shame no gluten products are always double the price of even the bio makes!!! Hugs.

    1. You can find it on Intermarche or Continente. There are other places of course but it’s more expensive

  3. […] batido de fruta com granola (Receita), fruta aos bocados com granola e xarope de ácer, panquecas (Receita), […]

O que achaste? Conta-me tudo!