O copo menstrual – Me Luna

Olá a todos! Espero que esteja tudo bem convosco 🙂 Hoje vou apresentar mais uma coisinha que nós, mulheres, podemos fazer para reduzir a nossa pegada ecológica – a utilização do copo menstrual! 

Como sabem, interesso-me  e preocupo-me bastante com as marcas que deixamos neste nosso único planeta. Há algum tempo deixei 14 dicas para reduzir a pegada ecológica falando por alto sobre o copo menstrual. Chegou a altura de aprofundar este assunto e tirar, de vez, todas as dúvidas e mitos. Sim! Até o copo menstrual tem mitos (risos).

Porque é tão importante optar por opções mais ecológicas?

Vamos pensar nos tampões – como não se deve ultrapassar as 4 horas de uso de um tampão iremos precisar (em média) de 30 tampões por mês, o que equivale a 360 por ano e 3600 em dez anos. Claro está que vai depender de pessoa para pessoa. Mas agora multipliquem por todas as mulheres. 

Estima-se que cada mulher se desembarace de cerca de 17 mil produtos higiénicos descartáveis durante a sua vida fértil, produtos esses que demoram muitas décadas até que finalmente se decomponham.

Agora imaginem todos aqueles pensos e tampões que são deitados pela sanita e vão parar ao mar. Penso que já todas nós tivemos o prazer (ou não) de ver estes objetos durante as nossas férias, certo?

Depois vem a parte da saúde. Todas nós sabemos porque não se devem ultrapassar as famosas 4 horas com o tampão – o sangue oxida, torna-se um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias e pode provocar facilmente uma infeção. O mesmo problema pode ocorrer com os pensos, afinal de contas, também estamos em contacto com o sangue oxidado. 

Então o que tem o copo menstrual de especial?

Para vos explicar o que é um copo, de que é feito e todas essas informações vou-me focar na marca Me Luna, pois cada marca tem as suas características e é esta que uso e confio 

Ao contrário dos copos menstruais de outras marcas que são constituídos por silicone ou látex , o copo menstrual Me Luna é o único feito em TPE (Elastómero Termoplástico), o mesmo material utilizado nas tetinas dos biberões dos bebés, em cateteres e implantes médicos, para que não ocorram qualquer tipo de reações alérgicas. O copo tem pode durar várias anos (até aos 10), no entanto, deverá trocá-lo quando for visível a degradação do material. 

Tem um prazo de validade muito alargado (vários anos), o que o torna reutilizável.

E há outro pormenor importantíssimo: esta marca não testa em animais 

Como se utiliza?

Este é inserido no canal vaginal, tal como um absorvente interno (tampão). Uma vez dentro do corpo, retoma a sua forma original, ajustando-se perfeitamente ao canal vaginal, criando vácuo que impede qualquer vazamento. O vácuo é criado através de 2 furinhos no topo do copo.

Furos que ajudam a criar vácuo

Agora vocês perguntam: como é que é possível colocá-lo de forma confortável?

Existem várias dobras para tornar o copo o mais pequeno possível. Aqui estão algumas sugestões:

Para o colocar deve posicionar-se de cócoras. Assim que o copo estiver colocado pode realizar as suas tarefas normais, incluindo exercício físico – não irá sentir o copo e, se estiver bem colocado, não ocorrerão  quaisquer vazamentos. Para saber se o copo está bem colocado, deve garantir que o copo abriu por completo. Para isso, coloque o dedo na base do copo, de modo a sentir se as paredes do mesmo não se encontram dobradas. 

Para o remover, basta puxar a pega devagar e apertar a base para eliminar o vácuo. Assim, o copo é retirado com toda a facilidade, podendo ser esvaziado na sanita ou bidé, lavado com água corrente e novamente inserido.

Um copo menstrual pode ser usado até 12h, evitando o incómodo de mudar de absorventes várias vezes ao dia. 

Basta retirar, limpar e voltar a colocar, apenas 2 vezes ao dia: ao levantar e ao deitar.

Quando o período acabar, há que esterilizar o copo. Para isso basta colocá-lo em água a ferver durante 3 minutos. Eu, por exemplo, tenho uma caixa reservada para o efeito, basta colocar água a ferver na caixa. Após os 3 minutos, passe o copo por água corrente, seque-o bem e coloque na bolsinha que veio com o mesmo. Está pronto para a próxima menstruação.

Atenção: o copo não pode estar em contacto com o fundo do recipiente, caso contrário, poderá ficar danificado. 

Como sei qual o modelo ideal para mim?

Existem várias decisões que tem de tomar:

Quanto ao tamanho

Existem 4 tamanhos: S, M, L e XL

Quanto à pega

Existem modelos: sem pega, argola (o roxo), com haste (o azul) e com bola (o laranja). O furo que vê no copo azul é por este ser apenas uma amostra, não se assuste (risos). 

Quanto à altura

Existem 2 modelos: o Normal (laranja) e o Shorty (vermelho). O modelo Shorty é menos alto pois é destinado para mulheres com as seguintes características: cérvix descaído, útero retrovertido ou prolapsos uterinos.

Quanto à cor

Existem várias cores, mas atenção algumas só existem para determinados modelos ou características. Existe: azul, rosa, amarelo, preto, transparente, vermelho, verde, laranja, violeta e azul escuro.

Quanto à maleabilidade

Como não tenho exemplos das 3 maleabilidades aqui está um esquema: Sport (mais rígido), Clássico (normal) e Soft (menos rígido). O Sport destina-se a mulheres que pratiquem bastante desporto, pois estas possuem uma musculatura pélvica bastante desenvolvida. O Soft foi desenvolvido para mulheres que possuam sensibilidade vaginal.

Claro que existem fatores como: já teve partos naturais? Qual a sua estatura? Pratica muito desporto? Tem sensibilidade vaginal? Tem cérvix descaído, prolapsos uterinos ou útero retrovertido?

Pode realizar um questionário que a ajudará a decidir qual o modelo mais adequado mas recomendo que contacte diretamente a Me Luna ou uma revendedora (como eu) que poderão aconselhá-la melhor.

Quanto custa?

Os copos Me Luna podem ser encontrados em: Well’s, El Corte Inglés, Jumbo, Pingo Doce, Lojas de Produtos Naturais e nas Farmácias. O preço pode ir desde 21€ até aos 26€. No entanto, o copo também poderá ser adquirido através de mim para a zona de Lisboa 🙂 

Espero que tenha gostado deste artigo. Se continuar com dúvidas por favor não hesite em perguntar.

Não há nada melhor do que sermos pessoas informadas!

Um beijinho*

28 Replies to “O copo menstrual – Me Luna”

  1. Também uso o da MeLuna e adoro a ideia de só com um copinho estarmos a ajudar tanto o planeta como a nós próprias 🙂 De vez em quando dá luta, mas não desisti 😉 xx

    https://littleoneoblog.wordpress.com/

    1. Sara Canhoto says: Responder

      Que bom saber que há mais pessoas a usar! Um grande beijinho :*

  2. Excelente artigo! Excelente opção!
    A nossa casa comum agradece 🙂

    1. Sara Canhoto says: Responder

      Obrigada querida! 😀

  3. Uso há imenso tempo, até já estive para fazer um post sobre ele.
    Eu não troco por nada! Excelente!

    1. Sara Canhoto says: Responder

      Boa! Fico mesmo muito feliz ❤️

  4. Tu nunca fazes nada pela metade! Que post tão bem escrito e completo. Parabéns 😊

    1. Sara Canhoto says: Responder

      Ohh obrigada! Um beijinho grande ❤️

  5. Sara eu tentei usar, ainda não adaptei-me, achei um pouco desconfortável.

    1. Sara Canhoto says: Responder

      Se está desconfortável é porque está mal colocado! Se quiseres fala comigo que eu posso ajudar 😊 um beijinho ❤️

  6. Ana Beatriz Pereira Martins says: Responder

    Gostei muito desta review porque me respondeu a várias questões… Nunca experimentei mas gosto de estar informada sobre as opções disponíveis!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/05/mothers-day-gift-guide.html

    Beijinhos ♥

    1. Sara Canhoto says: Responder

      Fico feliz que tenha tirado as tuas dúvidas! Se continuares com alguma questão por responder diz-me! 🙂 Um beijinho*

  7. Eu já uso há algum tempo também… e da mesma marca! Adoro! <3

    1. Sara Canhoto says: Responder

      Fico de coração cheio por saber que existem tantas mulheres a usar esta maravilhosa opção ❤

  8. Sabes que este assunto é daqueles que desperta o meu interesse. É uma coisa que ainda não experimentei mas estou muito curiosa 😀

    Beijinhos <3

    1. Sara Canhoto says: Responder

      Tudo o que puder ajudar já sabes! O que interessa é que tenhas ficado curiosa ahaha

      Beijinho*

  9. Super interessante! Já há algum tempo que ando a considerar esta hipótese, porque realmente em pensos e tampões, a poluição é imensa! Gostei de ler (;

    1. Sara Canhoto says: Responder

      Obrigada! Qualquer dúvidas estás à vontade, um beijinho :*

  10. Adorei o post Sara. É bom as pessoas se puderem informar acercas das alternativas que existem 😀 é algo que quero muito começar a usar mas ainda não tive oportunidade 🙂
    Um beijinho

    1. Sara Canhoto says: Responder

      Que bom que tenhas gostado ❤️ fico mesmo muito contente! Se tiveres alguma dúvida já sabes 😘

  11. Eu já tinha ouvido falar desse copo, achei o máximo porque se todas nós utilizassemos reduziriamos o lixo, e isso ia fazer um bem enorme pro planeta e para nós! Sara, você já ouviu falar em calcinhas absorventes? Tampões aqui no Brasil chama-se “absorvente”, e essa calcinha que mencionei eu super acho legal essa idéia, ela foi pensada para reduzir os tampões, com validade de cinco anos. Aqui no Brasil tem uma marca que chama: Pantys
    Da uma olhada depois, é super legal essa idéia tbm, um abraço!
    Ah, eu amo o seu blog!!!

    1. Sara Canhoto says: Responder

      Obrigada Fernanda! Sim já ouvi falar mas usando essas cuecas o sangue continua a oxidar e a estar em contacto connosco, por isso prefiro o copo 😊 no entanto é uma ideia ótima para reduzir o lixo ❤️

  12. Gostei do artigo. Ouvi falar do copo menstrual num outro blogue no ano passado e confesso que fiquei curiosa, apesar de nunca o ter usado, acho uma ideia bastante ecológica.

    Obrigada pela partilha, querida Sara! Beijinhos!

    1. Sara Canhoto says: Responder

      Ficar curiosa já é ótimo! Um grande beijinho *

  13. Miss DeBlogger says: Responder

    Eu já tinha visto reviews de copo menstrual no Youtube, mas fiquei um pouco reticente. Ao ler a tua review fiquei interessada. Acho mesmo que vou comprar um assim que tiver essa disponibilidade nem que seja só para experimentar. Experimentar não custa! Mas tenho realmente dúvidas em como reconhecer o copo ideal para mim :/

    Miss DeBlogger | missdeblogger.blogspot.pt

    1. Sara Canhoto says: Responder

      Fico tão contente que tenhas gostado da minha review! Antes de comprares fala comigo que eu tiro as dúvidas todas! 😀

      Um beijinho**

  14. Desconhecia por completo! 😮 excelente artigo! 🙂

    Bjinhos!

    1. Obrigada! 😀 Um beijinho*

O que achaste? Conta-me tudo!