Healthy Food & Me suporta projetos: The Ladybird Designs

Olá a todos! Mais um projeto que merece imensa divulgação – The Ladybird Designs. Vamos saber mais sobre a Joana e o seu projeto?

Conta-nos, quem é a Joana Guerreiro?

A Joana… A Joana tem 28 anos e é uma sonhadora autodidata com uma imaginação muito fértil onde se esconde o seu lado criativo e um gosto por artesanato e design gráfico!

Curiosamente não segui nenhuma carreira artística, mas sim na área da Engenharia do Ambiente. Gosto imenso desta área que é extremamente atual, importante e urgente. No entanto, sou muito mais do que apenas o meu curso e foi durante este percurso que fui descobrindo o gosto por diferentes hobbies, todos mais ou menos relacionados com design gráfico, fotografia, artesanato.

Cheguei a sentir-me um pouco perdida porque nunca me dediquei a um hobbie a 100%. Fartava-me e acabava por andar a saltitar entre vários tipos de coisas e por isso sempre achei que não conseguiria ser suficientemente boa numa só coisa específica. 

Há uns anos vi uma TED TALK que fala sobre um tipo específico de pessoas, “Multipotentialites”. O título é Why some of us don’t have one true callinge fala sobre pessoas que podem ter toda uma variedade de interesses ou carreiras diferentes ao longo da sua vida, resultado da constante necessidade de aprender e desafiar-se. Revi-me imenso naqueles 12 minutos e acho que é precisamente isso que me caracteriza: os meus hobbies interligam-se e desafiam-me a olhar para o mundo de outra perspetiva e a continuar a aprender.

O projeto The Ladybird Designs é a coisa mais amorosa de sempre, em que consiste? Começaste como e porquê?

A The Ladybird Designs apareceu numa altura em que eu senti necessidade de criar um nome que identificasse de onde vinham as prendas mais artesanais que dava a amigos e familiares no Natal e em Aniversários.  Surgiu até mais como uma “piada” para ter uma etiqueta e parecer que os artigos vinham mesmo de uma loja.

Neste momento o nome The Ladybird Designs identifica a minha loja online, com uma coleção de produtos digitais de decoração, a maioria relacionados com a cultura Portuguesa onde encontrei um pequeno nicho.

Produtos Digitais? Sim, na minha loja as pessoas adquirem os ficheiros de imagem (vêm com várias dimensões), recebem imediatamente os produtos e podem imprimir em casa 5 minutos depois. É muito simples e tem imensas possibilidades. Além do principal que será imprimir e emoldurar, podem redecorar com as molduras que já têm em casa, podem usar digitalmente como Wallpaper do computador ou telemóvel, podem imprimir e forrar a capa de um caderno, de um dossier ou uma pasta de arquivo, etc.

Eu gosto imenso de projetos DIY (Faça Você Mesmo) com versatilidade, que possam ser incorporados na decoração de casa ou como presentes para oferecer de uma forma fácil e prática. Há cerca de 2 anos pensei “Porque não partilhar este hobbie e criar designs para toda a gente que gosta de uma forma fácil e rápida de trazer uma lufada de ar fresco à sua decoração?”.

Foi exatamente isso que eu fiz e o porquê da The Ladybird Designs como loja ter sido criada.

Está a correr bem? Quais são as maiores dificuldades que sentes neste momento?

Quando comecei, achei sinceramente que ia vender um quadro ou dois e que depois teria que abortar a missão porque não ia ter sucesso nenhum. Mas, correu melhor do que estava à espera e ganhei um carinho imenso pela loja e pelos produtos. Apesar de ainda ser um longo caminho, aos poucos a lojinha está a crescer.

Em Portugal penso que o conceito de produto digital, ligado à decoração, ainda não é algo muito comum ou difundido. A maioria das pessoas com quem falo acha um pouco estranho o facto de se pagar por uma imagem que depois vão imprimir e emoldurar. Não entendem o número de possibilidades que isso traz e acabam por não querer ter esse trabalho.

Lá fora, acontece o oposto. O conceito é muito mais comum e normalizado. Existem imensas lojas de quadros digitais, algumas com milhares de produtos diferentes e torna-se difícil competir com isso.

Quais os teus maiores objetivos com ele? E qual o teu grande objetivo para o futuro?

A curto prazo os meus objetivos são definitivamente relacionados com criar uma base de produtos muito maior. Tenho todo um arquivo de ideias na minha mente para fazer novos posters mas falta-me o tempo para isso. Quero conseguir disciplinar-me e organizar melhor o meu horário para conseguir dedicar mais tempo a este projeto e à divulgação e marketing do mesmo. É sem dúvida das coisas mais importantes.

O sonho? Ter vendas suficientes e tráfego para ter o meu próprio website e trabalhar a full time a partir de casa. Não quer dizer que seja só dedicada a produtos digitais e ao nicho específico em que estou neste momento. Tal como disse em cima, gosto de variar, descobrir coisas novas e evoluir (lá está a “Multipotentialite” em mim).

De que maneira te podemos ajudar a chegar mais longe?

A partilha e o passa a palavra são os melhores amigos dos pequenos negócios e projetos. Admito que a interação nas redes sociais com a minha loja faz-me sentir apoiada, que está alguém do lado de lá que gosta do que eu faço, e isso também contribui para a minha motivação de continuar e me esforçar.

No meu caso específico e tendo em conta o nicho que encontrei neste momento, a maioria dos meus quadros tem mais sucesso junto das comunidades portuguesas fora do país e luso descendentes. Por isso, fazer chegar as minhas páginas e loja a essas pessoas é uma ajuda tremenda (quem não tem um tio ou amigos a viver fora de Portugal?).

Por outro lado, desmistificar um pouco os produtos digitais e falar sobre eles e as vantagens que podem ter é um primeiro passo para a The Ladybird Designs começar a ter mais sucesso em Portugal.

Obrigada pelo carinho e partilha! 🐞


Obrigada Joana por nos mostrares um pouco mais de ti e do teu mundo da The Ladybird Designs! Só te desejo sorte e que continues o teu fantástico trabalho

Vamos apoiar a Joana? Basta seguir no Facebook, Instagram e/ou na Loja dela!

Até à próxima!

6 Replies to “Healthy Food & Me suporta projetos: The Ladybird Designs”

  1. Olá, Sara!
    Gostei muito das ilustrações! Parabéns à Joana! É uma artista 🙂
    Beijinhos

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    1. Fico feliz que tenhas gostado 😀 Um beijinho*

  2. Não conhecia! E ando precisamente à procura de “coisas portuguesas” para a minha varanda nórdica…
    😊👍🏻 gostei muito

    1. Ela é um máximo 🙂

  3. Fiz uma visitinha à loja e são produtos realmente lindos!! <33
    Parabéns pelo trabalho, também penso em criar uma lojinha assim porém voltada para conteúdo de organização… enfim é algo que penso muito, o post me inspirou. <3
    Beijoss

    Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    1. Obrigada!

Comentários