Healthy Food & Me suporta projetos: Joana Sem Jeito

Olá a todos! Mais um projeto cheio de luz que merece divulgação – a Joana Sem Jeito. Vamos saber mais sobre a Joana e o seu projeto?

Conta-nos, quem é a Joana Sem Jeito?

A Joana Sem Jeito é uma menina-mulher inspirada e inspiradora. O início da Joana Sem Jeito marca o renascer da Joana que ouvia a opinião alheia, que tinha medos sem fim, que tinha dúvidas de quem era e do que era capaz, que se orientava pelo olhar dos outros. Ao fazer nascer a Joana Sem Jeito, no fundo ouvi a minha voz interior, talvez pela primeira vez verdadeiramente. Ao início,  foi só um pequeno passo, era só a partilha de criações, não imaginava a onda de abundância, amor, mudança, superação que viria na minha direção. Ao longo do tempo percebi que era mais que isso, que tinha dado um dos passos mais importantes para mim, fiz-me renascer calando o mundo e acreditando em mim. Vejo o mundo de um modo muito “acriançado”, algo que é muito forte em mim e em tudo aquilo que faço e transmito.


O projeto Joana Sem Jeito é algo entre o rústico, sincero e cheio de luz, em que consiste?

O projeto começou com ilustrações pintadas com café. Automaticamente a Joana Sem Jeito adotou a cor bege e a imagem de “conforto”. Desde sempre quis incluir a utilização de elementos naturais e a sustentabilidade. Para além disso, sempre fui uma pessoa muito espiritual, embora tenha omitido esse meu lado por influências externas, com o tempo quis incluir a magia da energia positiva, o desenvolvimento pessoal através das minhas criações. E aí o meu projeto começou a ficar ainda mais verdadeiro, adicionando magia por todo o lado, algo em que acredito muito. Quando fiz o logo do projeto, era só algo para partilha de criações, como referi de início. Não sei o que me levou a escolher as estrelas, mas na verdade acho que esta minha crença na magia e no olhar “acriançado” que tenho do mundo sempre estiveram muito enraizados em mim, embora não me tenha apercebido na altura. Curioso ver como tudo faz sentido. Posteriormente, adicionei ao projeto a madeira, elemento do qual sinto fascínio e que adoro trabalhar. Algo que adicionou ainda mais a vertente natural que quero muito transmitir. Procuro constantemente a minha evolução, e partilhá-la através das minhas criações,  para que o outro possa florescer também. Essencialmente é isso, misturando pedaços da natureza e pó de fada, seguindo a receita diária de evolução enquanto Ser, embrulho tudo em material reciclado e incluo amor, muito amor, pronto a espalhar energia positiva.

Começaste como e porquê?

Já vacilei e quis mudar o nome do projeto, no entanto ele cria um vínculo muito especial entre mim e o público e conta a história de como cheguei até aqui. Frequentei o curso de Design e, no início dos meus trabalhos académicos (práticos), precisei de alguma ajuda dos meus familiares. Lidava com pessoas perfecionistas, e acabava sempre por ouvir que fazia coisas bonitas mas que eram desajeitadas, que eu era desajeitada. Quando, numa manhã de verão, procurava por um nome para a minha página de partilha de criações, quis combinar a fonética do meu nome com outra palavra que me representasse. E aí surgiu a Joana Sem Jeito. Porque todos os trabalhos académicos que nasciam das minhas mãos eram desajeitados, sim, mas eu preferia assim e adorava fazê-los. Só quando tomei a decisão de sair da faculdade, é que senti que talvez devesse mostrar ao mundo aquilo que planeava – longe de pensar que se tornaria em algo tão bom.

Está a correr bem? Quais são as maiores dificuldades que sentes neste momento e do que mais te orgulhas?

Está a correr bem, sim. Antes ainda duvidava, por ouvir a opinião dos outros, mas acredito muito naquilo que veio de mim tão naturalmente e de maneira tão pura da genuína. Uma das maiores dificuldades é em termos de espaço, o atelier começou por ser no meu quarto, depois acabou por se mudar para um quarto na casa da minha avó, por ser maior. No entanto sinto que necessito de um espaço maior, o projeto continua a crescer, e no qual me consiga realmente concentrar e inspirar. Outras das dificuldades provêm apenas de cariz pessoal. Quando não cuidamos de nós, ou não trabalhamos certas partes de nós, isso reflete-se na nossa confiança, e muitas vezes atrapalha na interação com o público, na forma como comunico e até nas criações. Sinto-me orgulhosa do meu trajeto até aqui, por continuar a agir intuitivamente e não conforme a opinião alheia. Continuei a acreditar em mim e, por isso, consegui coisas maravilhosas. É um processo cheio de altos e baixos, mas que me tem trazido muitos ensinamentos e almas bonitas que se cruzam comigo.

Quais os teus maiores objetivos com ele? E qual o teu grande objetivo para o futuro?

O meu maior objetivo de vida é viver da minha arte. Algo que só descobri há pouco tempo, uns meses depois de começar este projeto. Apenas tinha medo de pensar, desejar e dizê-lo em voz alta. Porque fui ensinada que a arte e a espiritualidade, não trazem dinheiro ou sucesso. No entanto aprendi que não é por alguém dizer não dá certo, que realmente é assim. Acredito que vim ao mundo, como a eterna criança que sou, para espalhar energia positiva, e para evoluir e partilhar essa evolução, gerando a evolução do próximo. Pretendo trazer tudo isso ao mundo através da arte e espiritualidade, e viver daquilo que me move, pois acredito que o que é feito com alma chega longe.

De que maneira te podemos ajudar a chegar mais longe?

Toda a gente que se cruza no meu caminho me inspira e me ajuda a construir mais um bocadinho da Joana Sem Jeito. Tenho dito que apoiar um negócio artesanal e nacional não se trata apenas na compra de artigos. A partilha é importante, para que tenhamos maior alcance. Para além das mensagens inspiradoras e encorajadoras que recebo todos os dias, e que me fazem acreditar um bocadinho mais naquilo que faço diariamente. Se se identificam com as minhas criações, adquiram se sentirem ou partilhem com amigos e família. Sou muito grata a todos aqueles que me ajudam a crescer de alguma forma.

Obrigada Joana por nos mostrares um pouco mais de ti e do teu mundo encantado e cheio de luz da Joana Sem Jeito! Só te desejo sorte e que continues o teu fantástico trabalho

Vamos apoiar a Joana? Basta seguir no Facebook, Instagram e/ou na Loja dela!

Até à próxima!

One Reply to “Healthy Food & Me suporta projetos: Joana Sem Jeito”

  1. UAU que ela tem jeito. Gostei imenso do seu trabalho, meio rustico, mas muito bonito.
    Obrigada pela partilha, e parabéns por esta tua iniciativa!

    Um beijinho*

    https://by-pattyy.blogspot.com/

Comentários