O desperdício alimentar é algo que me faz muita confusão. Assim que ouvi falar desta iniciativa, aqui em Copenhaga, fiquei felicíssima e decidi partilhar convosco a primeira vez a que fui a este evento – FoodSharing Copenhaga.
Neste momento esta organização conta com o apoio de 600 voluntários, parcerias com vários retalhistas, distribuiu toneladas de alimentos que alimentaram centenas de pessoas e organizou workshops e campanhas contra o desperdício alimentar.
Se alguém tiver interesse em tornar-se voluntário e participar nesta maravilhosa iniciativa basta carregar aqui.
Karens Minde Kulturhus – Wagnersvej 19, 2450 Copenhaga
Tomei conhecimento que os eventos que se realizam aos sábados são pertíssimo da minha casa – graças a um colega das aulas de dinamarquês. Eu e o C decidimos que deveríamos experimentar e chegámos ao local às 12:20 horas. Às 12:30 horas começaram a distribuir pequenos cartões com imagens de vários alimentos. A mim calhou um abacate e ao C calhou um cacho de uvas. Estavam 6°C nessa manhã então fomos para dentro do edifício onde ainda se encontravam poucas pessoas.
Por volta das 13 horas sai a lista na qual está a ordem para a recolha dos alimentos. Tivemos azar, eu era a última e o C estava mais ou menos a meio. Só fomos chamados perto das 14 horas, mas eu adorei.
Já não haviam muitos alimentos e muita escolha, afinal de contas, fui das últimas a ser chamada, mas conseguimos vários abacates, pão, ervas aromáticas, batatas, tomates, uma alface e peras. Apesar de tudo acho que conseguimos bastantes alimentos grátis – o que nos fez poupar alguma quantia de dinheiro e, saber que ajudámos no desperdício alimentar, compensa a 100%!
O mais impressionante é que, como podem ver, os alimentos estão com ótimo aspeto e, mesmo assim, seriam deitados para o lixo… Sou a única a pensar nestas coisas?
A ordem dos grupos a receber os alimentos varia de dia para dia, por isso nunca sabemos se vai ser um dia bom ou menos bom, o mesmo se aplica aos alimentos!
Acho que é por isso que isto se torna interessante, nunca sabemos como vai ser, mas sabemos que vai ser bom! ♡
Como devem imaginar, a FoodSharing tem despesas como o transporte, por isso, eles têm um frasco para doações para colocarem algumas moedas.
Espero que tenham gostado! Um grande beijinho,
Muito interessante, que iniciativa engraçada e útil! Tenho que ver se também se faz disto por aqui.
Realmente deitar fora comida faz-me muita confusão, com tanta gente a passar fome…
É mesmo! Um grande beijinho*
Não fazia a mínima ideia que existiam esse tipo de iniciativas! 😮 Pena que não sejam feitas mais vezes e em mais países…
Parabéns pelo post! Beijinhos ?
Verdade! Obrigada 😀 um beijinho
Achei muito legal essa iniciativa, nos dias de hoje não podemos desperdiçar alimentos, que bom essa iniciativa da FoodSharing Copenhagen é um bonito trabalho bjs.
É mesmo Lucimar 🙂 Obrigada e um beijinho*
Muito bom mesmo!
Com a quantidade (infelizmente) de fome que existe no mundo estar a desaproveitar comida é quase crime. Acho essa iniciativa muito boa, pena em Portugal não existe mais coisas desse género e ter sempre alguém que quando organiza acaba por desviar sempre.
Copenhaga está de parabéns pela iniciativa e tu pelo Post!
My Gentleman Side
É mesmo… Obrigada! Um beijinho*
Excelente iniciativa! Adorei! 🙂
Beijinho :*
Que bom que gostaste! Um beijinho ?
Uau, é uma iniciativa muito bonita, tenho pena não estar por aí senão com certeza que iria dar uma olhadela. Acho que cada vez mais nos devíamos preocupar com o desperdício de alimentos. E essa iniciativa devia haver em todo o lado. Adoro também que tenhas usado sacas de pano, também é um assunto muito importante.
Adorei a iniciativa. Imagina se todos fizessem isso, acabariam os desperdícios alimentares no mundo. Eu não gosto de deitar comida fora, principalmente se estão boas ainda para o consumo. Penso sempre naqueles que não tem o que comer.
Beijinhos de luz ?
Verdade! Muito obrigada pelo comentário, um grande beijinho :*