FoodSharing Copenhaga

O desperdício alimentar é algo que me faz muita confusão. Assim que ouvi falar desta iniciativa, aqui em Copenhaga, fiquei felicíssima e decidi partilhar convosco a primeira vez a que fui a este evento – FoodSharing Copenhaga.

A FoodSharing Copenhagen é uma organização sem fins lucrativos que realiza eventos às quartas-feiras e aos sábados. Recolhe toneladas de alimentos e partilha com centenas de pessoas, permitindo a redução e a consciencialização do desperdício alimentar. 
Neste momento esta organização conta com o apoio de 600 voluntários, parcerias com vários retalhistas, distribuiu toneladas de alimentos que alimentaram centenas de pessoas e organizou workshops e campanhas contra o desperdício alimentar. 

Se alguém tiver interesse em tornar-se voluntário e participar nesta maravilhosa iniciativa basta carregar
aqui

Quarta-feira
Karens Minde Kulturhus – Wagnersvej 19, 2450 Copenhaga
Sábado
Osramhuset – Valhalsgade 4, 2200 Copenhaga

Tomei conhecimento que os eventos que se realizam aos sábados são pertíssimo da minha casa – graças a um colega das aulas de dinamarquês. Eu e o C decidimos que deveríamos experimentar e chegámos ao local às 12:20 horas. Às 12:30 horas começaram a distribuir pequenos cartões com imagens de vários alimentos. A mim calhou um abacate e ao C calhou um cacho de uvas. Estavam 6°C nessa manhã então fomos para dentro do edifício onde ainda se encontravam poucas pessoas. 

Por volta das 13 horas sai a lista na qual está a ordem para a recolha dos alimentos. Tivemos azar, eu era a última e o C estava mais ou menos a meio. Só fomos chamados perto das 14 horas, mas eu adorei.

Já não haviam muitos alimentos e muita escolha, afinal de contas, fui das últimas a ser chamada, mas conseguimos vários abacates, pão, ervas aromáticas, batatas, tomates, uma alface e peras. Apesar de tudo acho que conseguimos bastantes alimentos grátis – o que nos fez poupar alguma quantia de dinheiro e, saber que ajudámos no desperdício alimentar, compensa a 100%!

O mais impressionante é que, como podem ver, os alimentos estão com ótimo aspeto e, mesmo assim, seriam deitados para o lixo… Sou a única a pensar nestas coisas?


A ordem dos grupos a receber os alimentos varia de dia para dia, por isso nunca sabemos se vai ser um dia bom ou menos bom, o mesmo se aplica aos alimentos!

Acho que é por isso que isto se torna interessante, nunca sabemos como vai ser, mas sabemos que vai ser bom! ♡ 

Como devem imaginar, a FoodSharing tem despesas como o transporte, por isso, eles têm um frasco para doações para colocarem algumas moedas.

 

Espero que tenham gostado! Um grande beijinho,

13 Replies to “FoodSharing Copenhaga”

  1. Muito interessante, que iniciativa engraçada e útil! Tenho que ver se também se faz disto por aqui.
    Realmente deitar fora comida faz-me muita confusão, com tanta gente a passar fome…

    1. É mesmo! Um grande beijinho*

  2. Não fazia a mínima ideia que existiam esse tipo de iniciativas! 😮 Pena que não sejam feitas mais vezes e em mais países…
    Parabéns pelo post! Beijinhos 😘

    1. Verdade! Obrigada 😀 um beijinho

  3. Lucimar da Silva Moreira says: Responder

    Achei muito legal essa iniciativa, nos dias de hoje não podemos desperdiçar alimentos, que bom essa iniciativa da FoodSharing Copenhagen é um bonito trabalho bjs.

    1. É mesmo Lucimar 🙂 Obrigada e um beijinho*

  4. mygentlemanside says: Responder

    Muito bom mesmo!

    Com a quantidade (infelizmente) de fome que existe no mundo estar a desaproveitar comida é quase crime. Acho essa iniciativa muito boa, pena em Portugal não existe mais coisas desse género e ter sempre alguém que quando organiza acaba por desviar sempre.

    Copenhaga está de parabéns pela iniciativa e tu pelo Post!

    My Gentleman Side

    1. É mesmo… Obrigada! Um beijinho*

  5. Excelente iniciativa! Adorei! 🙂

    Beijinho :*

    1. Que bom que gostaste! Um beijinho 😘

  6. Uau, é uma iniciativa muito bonita, tenho pena não estar por aí senão com certeza que iria dar uma olhadela. Acho que cada vez mais nos devíamos preocupar com o desperdício de alimentos. E essa iniciativa devia haver em todo o lado. Adoro também que tenhas usado sacas de pano, também é um assunto muito importante.

  7. Adorei a iniciativa. Imagina se todos fizessem isso, acabariam os desperdícios alimentares no mundo. Eu não gosto de deitar comida fora, principalmente se estão boas ainda para o consumo. Penso sempre naqueles que não tem o que comer.
    Beijinhos de luz 🍀

    1. Verdade! Muito obrigada pelo comentário, um grande beijinho :*

O que achaste? Conta-me tudo!