Bifes de tofu com cebola e legumes

“Bifes de tofu” é das coisas que mais gosto, especialmente com cebola salteada. Para mim, os melhores “bifes de tofu” são feitos com tofu fumado! Ainda não tentaram? Nem sabem o que estão a perder 😛 Este prato é ótimo para aquelas noites frias 🙂 Vamos?

Vai precisar de (para 3/4 pessoas):

  • 250 gramas de tofu fumado (ou tofu normal);
  • Noodles de arroz;
  • Molho de soja (opcional, tem glúten);
  • Brócolos;
  • Cogumelos;
  • 2 cebolas grandes;
  • Azeite;
  • Sal;
  • Óregãos;
  • Alho em pó;
  • Paprika.
c1371f38-099b-4bcb-a4c6-2a8738dc0bc8
O tofu fumado que eu uso é do ALDI

Vamos começar! 

Pré-aqueça o forno a 220 °C. 

Comece por cortar os cogumelos e os brócolos, lave-os bem e coloque-os num tabuleiro com azeite, alho em pó, paprika e sal. Misture bem. 

Coloque o tabuleiro no forno durante uns 20/30 minutos, até os vegetais estarem tostados. 

Corte o tofu às fatias. Se for tofu fumado não precisa de temperar. Se for tofu normal, prepare uma taça com sumo de limão e paprika, para marinar as fatias de tofu (15 minutos). 

Corte a cebola grosseiramente e salteie numa wok até estar dourada. Quando a cebola estiver pronta, retire e guarde-a. Coloque agora as fatias de tofu na wok e salteie até ficarem tostadas. 

Assim que os legumes e os bifes de tofu estiverem quase prontos, coza os noodles de arroz. Basta ferver água e colocar os noodles durante uns 3-5 minutos. 

Está tudo pronto! Se quiser, adicione óregãos e molho de soja nos noodles de arroz.

Espero que tenha gostado, um beijinho, Sara 🙂

f9feec53-5bf7-42a9-a734-527b88dff497
Tofu marinado à esquerda e tofu fumado à direita

d9f01dc1-c65f-40f0-9330-00bcd29d0b0a

 

 

14 Replies to “Bifes de tofu com cebola e legumes”

  1. Continuo sem nunca ter provado tofu…mas deixas-me curiosa!
    Que bom aspeto! 😀

    Beijinhos

  2. Sem dúvida que está apetitoso e saudável!

  3. Bem que agora podia fazer isso para o almoço! Já o experimentei esse tofu e adorei, mas nunca lembrei-me assim com a cebola :b

    1. Ainda bem que gostaste! 😀

  4. Que aspeto delicioso! 🙂
    Tenho tofu fumado do aldi cá em casa (tofu fumado é a melhor coisa do mundo!!!) e vou experimentar esta tua receita! Obrigada por mais uma receita diferente e, decerto, deliciosa!
    Beijinhos
    Maria
    Words of Mary

    1. De nada! O tofu é das coisas mais versáteis de sempre 😀 Espero que goste, um beijinho :*

  5. Nunca experimentei tofu, mas estou a pensar nisso 🙂
    A Pa-trícia

  6. Comia tudo menos tofu…Sou contra tofu e soja, estragam o nosso mundo desflorestação… Não como carne mas como peixe e nem comia se não o tivesse de fazer por causa de um problema de saúde. Acho que quem quer ser vegetariano deveria comer legumes, soja é a pior troca que podem fazer, tofu..pelo mesmo caminho. Ser saudável e ajudar o planeta não é ir as compras ao hipermercado é ir à praça e comprar produtos biológicos produzidos cá! Tenho uma horta quando não chega vou sempre à praça. Ajudar os comerciantes locais aquele que plantam na nossa terra 🙂 Arroz e massa? Há muitos produtores portugueses. Beijinhos

    1. Na teoria é tudo muito fácil. Mas se formos a ver, quem causa desflorestação é a soja para alimentar os animais e não a nós que precisamos de muito menos quantidade. O tofu é ótimo para quem está a fazer transição ou para quando se tem pressa. Quanto às praças nem todos os sítios têm uma de jeito e para quem trabalha só mesmo ao fim de semana é que tem tempo. Há sempre qualquer coisa que podemos fazer para melhorar a nossa pegada, mas deixar de comer animais é a principal, porque eles são responsáveis pelo maior impacto ecológico, seja pela desflorestação, seja pelos lácteos, seja pelas peles etc.

      Um beijinho

  7. Obrigada pela partilha desta receita, guardei-a porque adoro este tipo de comida apesar de não ser vegetariana e assim. Mas adoro!

    1. Que bom! Espero que goste :*

  8. Nunca provei tofu ahaha mas assim era capaz de experimentar, adoro cebola na comida!

  9. Ah, adorei a sugestão de como temperar o Tofu mas, além disso, gostei de ver qual você usa! Abri esta receita primeiro porque eu adoro brócolos! Tenho de experimentar!

    1. Eu adoro este tofu porque é mais rijinho! Um beijinho*

O que achaste? Conta-me tudo!