Almoço de família vegan

Hoje trago-vos um “dilema” que de vez em quando me aparece. Quando vocês têm visitas, que são omnívoras, cozinham carne/peixe para eles, ou cozinham pratos vegan/vegetarianos?

Estou a colocar-vos esta pergunta, porque este fim-de-semana chegou família do estrangeiro que tem uma alimentação omnívora. Cá em casa já não se come carne. Os meus pais só comem peixe (e só de vez em quando), a minha irmã é ovo-vegetariana e eu sou vegan. 

Obviamente que se coloca a questão: Será que deva ir contra os meus ideais para agradar a família que está de férias? Eu e a minha mãe “discutimos” esta questão e chegámos à resposta NÃO. Para mim o veganismo ou vegetarianismo é como uma religião. Eu acredito e luto realmente por isto. Respeito (mas não compreendo) quem nem se esforça e os que não se esforçam têm de me respeitar. Que sentido faria eu estar a comprar e promover no que não acredito para agradar outros?

Correu tudo bem, ninguém morreu à fome e gostaram muito 🙂 Afinal nós é que inventamos os problemas não é?

Mostro-vos então como foi o nosso almoço vegano! Espero que gostem e escrevam nos comentários o que acham e/ou o que fariam! Um beijinho*

Entradas

Como entradas, servimos dois patés vegan do ALDI: um de beringela e outro de lentilhas + caril, com tostas de arroz e tostas de espelta. Também haviam azeitonas com azeite, alho e orégãos. 

0816fdfd-5190-4c52-a6cd-e86c7e0a6a52

63c862d4-ed03-4535-bf5d-d4c90eb1c8bf

85efa202-7374-4892-88fa-892938694477

Pratos 

Como prato principal fizemos a tortilha vegan (receita) e a feijoada (receita) e uma mega salada de alface, pepino, rúcula e cenoura ralada, temperada com imensas ervas aromáticas. 

d0cbe9dc-aae8-49bf-b280-64cd416cb2cd

Sobremesa

Para sobremesa abrimos um melão (que estava divinal!), servimos uvas e a delícia de maçã (receita). 

0504cd51-e2b3-4773-b6e9-a3745ebbf1cf

20 Replies to “Almoço de família vegan”

    1. Obrigada! Um beijinho*

  1. Nos lá em casa nunca temos esse dilema porque cozinhamos sempre vegetariano. Quem vem la a casa já sabe que é assim, nem questionam 🙂 e aliás mesmo quando somos nós a ir a casa de amigos eles fazem questão de cozinhar e comer vegetariano..é maravilhoso isso 😉

  2. Parabéns pelo blog!
    É 5*

    1. Obrigada! Um grande beijinho*

  3. Deste a volta à situação de forma fantástica!
    Eu sou boa boca e os meus também, logo não tenho esses problemas, mas caso algum dia aconteça sigo o teu exemplo!
    Beijocas, Sandra
    https://tudosobretudon.blogspot.pt/

    1. Obrigada Sandra! 🙂 Um beijinho*

  4. Gostei imenso da ementa, tem um aspecto divinal.

    Concordo contigo, não temos que mudar a nossa forma de ser e estar quando recebemos pessoas em casa. As pessoas têm que se adaptar. Pelo menos penso dessa forma.

    Beijinho!

    1. Obrigada Ana, um beijinho!

  5. Tem tudo muito bom aspeto!
    Bem, eu como faço alimentação omnívora não tenho esse problema.Tenho uma amiga vegetariana e procuramos sempre arranjar solução para ela.
    Mas olha que a tua questão levou-me a pensar numa coisa…
    Tu dizes “Será que deva ir contra os meus ideais para agradar a família que está de férias? Eu e a minha mãe “discutimos” esta questão e chegámos à resposta NÃO. Para mim o veganismo ou vegetarianismo é como uma religião. Eu acredito e luto realmente por isto. Respeito (mas não compreendo) quem nem se esforça e os que não se esforçam têm de me respeitar. Que sentido faria eu estar a comprar e promover no que não acredito para agradar outros?”
    Agora imagina seres tu a família de férias e os quevos recebem serem omnívoros com essa linha de pensamento. De certo não te ias sujeitar a comer o mesmo que eles?
    Eu acho que teria perguntado à tal família se se importavam de comer vegetariano ou se preferiam manterem-se “fiéis” ao seu regime alimentar. 🙂
    Beijinhos

    1. Eu sempre que vou a algum sitio levo comida comigo 🙂 Por isso não incomodo ninguém. Não faz sentido uma pessoa que luta pelo não sofrimento animal ir comprar animais mortos ao supermercado, entendes? Mas é a tal coisa, nem toda a gente aceite. Felizmente a minha família percebe o meu lado. Um beijinho :*

      1. Sim, eu percebo.
        E, na verdade, é mais prático nós omnivoros adaptarmo-nos à vossa alimentação durante alguns dias. 🙂
        Beijinhos

        1. Ah, mas isto foi só um almoço 😛

    2. Eheh fiquei exactamente com o mesmo pensamento que tu.xb

  6. Na minha casa cozinho sempre vegetariano retristo e não vou mudar só por causa das visitas xD sem estão mal, que se mudem ahaha

    1. Ahaha é isso mesmo 🙂

  7. Que almoço com bom aspeto! Não temos mesmo de mudar a nossa alimentação por causa das visitas. Sinceramente eu era uma das pessoas que não me importava nada de comer tudo o que mostraste porque tem tudo ótimo aspeto e deve ser tão bom

  8. pirilamposemarte says: Responder

    Também pelo aspecto diria que estava tudo bom sim ehehe 😛
    Não sou Vegan nem nunca comi nada vegan honestamente.

  9. Tem tudo aspecto delicioso! Fiquei curiosa com a tortilha vegan! 😀

  10. Achei uma ementa interessante e apetitosa. Contudo, fiquei com a mesma questão que a Helena 🙂

O que achaste? Conta-me tudo!