A minha despensa: Antes e Depois

Vocês pediram eu fiz: a minha despensa antes e depois de seguir uma alimentação 100% vegetal, sem açúcar e sem glúten. Espero que gostem 

Pode parecer que não, mas ao seguirmos uma dieta 100% de origem vegetal, sem açúcares adicionados e sem glúten muita coisa muda. Muito mesmo. Devido à minha amiga de vida, a Fibromialgia, mudei completamente a minha alimentação. Para quem não sabe, a minha doença e sintomas estão controladas através da alimentação, ou seja, não tomo nenhum medicamento. 

Atenção que não inventei nada e não estou a fazer as coisas sem conhecimento. Eu sou seguida por uma naturopata que também tem conhecimentos em Medicina Quântica e foi aí que tudo mudou. Se quiserem saber um pouco mais, podem ir aqui.

Sendo assim, penso que será interessante ver um antes e depois. Atenção que qualquer marca mencionada é porque é a que uso e confio, não estou a ser paga 🙂

Bebidas

Antes

Comecemos pelo leite. Eu sou intolerante à lactose por isso tanto bebia leite de vaca sem lactose como leite de soja. O mesmo acontecia com os iogurtes. 

Quanto aos sumos, gostava muito dos da Compal.

Raramente bebia água, porque na realidade era raro sentir sede e quando sentia lá bebia o meu copinho de água que valia para o dia todo. Adorava beber água com gás, especialmente a Água das Pedras. Essa bebia mais do que a normal (enfim, todos cometemos erros não é verdade?).

Depois

Tendo em conta que me tornei vegan e que não posso consumir soja (exceto na forma de tofu), passei a beber bebida de arroz. Existem várias, mas esta é a mais neutra. Atenção que muitas bebidas vegetais contêm açúcar adicionado, leiam os rótulos que está lá tudo. 

Deixei de consumir iogurtes pois ainda não encontrei nenhuns que não fossem de soja e que me caíssem bem. Como alternativa de vez em quando faço o pudim de chia que podem encontrar aqui.

Embora ainda existem sumos naturais, sem açúcares adicionados, passei a beber smoothies feitos cá em casa que são muito mais saudáveis e nutricionalmente mais ricos. 

Quanto à água (que faz parte do tratamento) bebo/tento beber 1,5 litros de água alcalina, tem de haver sempre na minha despensa. Tive de reduzir a água com gás pois são naturalmente mais ácidas o que não me ajuda em nada. 

Pães e snacks

Antes

Eu adoro pão, seja branco ou daqueles bem escuros com sementes. Também consumia bastantes cereais (com açúcar e glúten claro), bolachas e doces/compotas para colocar no pão (mais uma vez com açúcar). Óbvio que também colocava manteiga (sem lactose) na torrada, como não? (risos)

Depois

Continuo a adorar pão (ahaha) mas tenho duas grandes opções: ou faço o meu pão sem glúten ou compro uma farinha do LIDL também sem glúten (um must na prateleira da despensa para quando não há muito tempo). Para colocar no pão agora uso ou doces sem açúcar adicionado (do Pingo Doce ou da St. Dalfour) ou azeite com orégãos e alho. 

Como cereais utilizo cornflakes (sem glúten e sem adição de açúcar), flocos de aveia (sem glúten), arroz ou millet tufado. 

Como snacks passei a fazê-los (barras de banana e aveia e bolachas de maçã e cenoura) ou a comprar umas barras do LIDL que são vegan e sem glúten e com uma boa dose de proteína e calorias. 

Existem “manteigas” vegan, no entanto a maior parte tem óleo de palma… Quanto aos queijos vegan utilizo (porque é o que existe aqui) os da Vegan Deli. 

Refeições

Antes

Antigamente comia mais pratos de peixe do que de carne. Sempre comi sopa (ao jantar) antes do prato principal. O prato era sempre cheio de cores e a dose de carne ou peixe era a recomendada (nunca tive estômago para ir a um rodízio ahaha). 

Depois

O que mais me dificultou foi mesmo a questão do glúten. Passei a utilizar massa de arroz ou de milho, cuscus de milho em vez do normal com trigo. Passei a aumentar a dose de legumes, a adicionar sementes como linhaça, sésamo e de abóbora e a comer mais leguminosas e cogumelos. Passaram-se a usar mais condimentos, o nosso paladar passou a sentir mais sabores desde a transição. Só como tofu de vez em quando (no máximo duas vezes por semana). 

É raro comprar comida pré-feita, primeiro porque evito e segundo porque é difícil encontrar algo vegan e sem glúten: por alguma razão as empresas acham que as pessoas não podem seguir os dois tipos de alimentação.  

Ah e a sopa continua claro!

Como podem ver muita coisa mudou, mas facilmente uma pessoa se adapta e não me arrependo nada de ter feito estas alterações na minha alimentação. 

A alimentação é o melhor remédio e prevenção. Prefiram a despensa à farmácia 

Tal como se costumo dizer: descascar mais e desembalar menos!

Espero que tenham gostado! Caso tenham dúvidas ou sugestões, digam! ♡ Um beijinho*

8 Replies to “A minha despensa: Antes e Depois”

  1. Mais um post super inspirativo.

    Recentemente descobri que sou intolerante à lactose. Há cerca de um mês comecei a sentir-me mal do estômago, tudo o que comia me fazia ar no estômago e dor, havia dias em que ficava mal-disposta durante a noite. Pensei que fosse por comer comidas mais pesadas tipo pizza e assim; ainda que ache que já tenho intolerância há mais tempo porque comia iogurte antes de dormir e tive que deixar porque sentia-me mal. Há 4 semanas fui de urgência ao hospital porque passei a noite com vómitos, dor de cabeça e sempre com ar, tomei medicação mas quando acabei voltei ao mesmo, decidi experimentar produtos sem lactose e voilá. Estou óptima =)

    Lamento o facto de estes produtos serem mais caros,

    Beijinhos! :*

    1. Obrigada Ana! 🙂

      Pois é, nós somos intolerantes à lactose porque não é suposto estarmos a consumir leite, muito menos de outra espécie 🙂

      Ainda bem que descobriste o que te fazia mal 🙂 Mas atenção que leite não nos faz bem nenhum :/

      Um grande beijinho*

  2. Foi mesmo interessante ler sobre este antes e depois. Acho que também ajuda a termos uma ideia mais focada sobre os alimentos e os cuidados que devemos ter 🙂

    1. Obrigada querida ❤️ um beijinho

  3. Gostei muito do post, até porque descobri recentemente que sou intolerante á lactose e tens belas dicas no antes e depois 😀

    Beijinho*

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    1. Que bom saber que ajudei! 😊 Qualquer dúvida já sabes 😘😘

  4. Tive que me rir imenso com este post porque de certa forma identifiquei-me tanto com alguns aspectos! Gostei tanto deste post e podias fazer mais tipos sobre o antes e o depois xD

    Beijinhos

    1. Eheh vou pensar no teu caso 😛

      Um beijinho*

O que achaste? Conta-me tudo!