#2) 5 Ideias de marmitas

Como vocês gostaram tanto do primeiro post das marmitas, aqui vai o segundo, com mais ideias. Se ainda não viste o primeiro, clica aqui. Espero que vos seja útil ♡ 

Salada de grão

Esta é das refeições mais fáceis de fazer! Foi precisamente na véspera (à noite) que não sabia o que levar para almoçar (porque já era tarde, estava cansada e ainda tinha que cozinhar) que se decidiu que fazer uma salada rápida seria boa ideia 😛

Juntei grão, milho, 3 tomates cherry, um pepino e dois hambúrgueres aos bocadinhos. A receita destes hambúrgueres não se encontra aqui porque ainda está em fase experimental 😀 Para temperar usei coentros secos, óregãos e sementes de sésamo e de girassol. Estava ótimo! 

transferir (5)

Jardineira de tofu 

Esta receita sabe-me bem tanto fria como quente! 🙂 Cá em casa fazemos numa panela de pressão mas pode-se perfeitamente fazer numa panela normal.

Começa-se por fazer o refogado com alho, cebola e louro. Depois adiciona-se a polpa de tomate, tofu em cubos, ervilhas, batatas e as cenouras também aos cubos. Vai-se temperando com sal, pimenta, cravinho e um pouco de vinho branco. Pronto! Não sei quanto tempo demora a cozer numa panela normal, mas deixe ao lume até os legumes estarem cozinhados. 

P.S. Na panela de pressão bastam 10 minutos 🙂 

09c0063c34ff41bab390eb77ec76e725

Tofu panado com massa e legumes 

Adoro tofu panado! Podem ver a receita aqui. Para complementar cozi massa de milho, saltaram-se uns legumes (mistura chinesa) e colocou-se nata de arroz com ervas aromáticas por cima. Uma delícia que não tem grande dificuldade 🙂 

tofu

Millet com legumes salteados e rúcula 

Até há bem pouco tempo só comia millet em formato pipoca, o chamado millet puff. Decidimos experimentar cá em casa cozinhar e é ótimo para substituir a quinoa 🙂 Cozi então o millet, salteei cebola rouxa com couve e adicionei rúcula biológica da nossa horta. Tão simples e saboroso. Obviamente que podem adicionar imensa coisa como cogumelos, milho, tofu, etc, mas estava com vontade de um prato simples. 

WP_20170405_13_08_07_Pro

Tofu fumado com quinoa e legumes no forno

Eu não sei quanto a vocês mas adoro tofu! É um alimento super versátil, que dá para cozinhar de imensas formas. Desta vez, como o tofu já vem fumado nem é preciso fazer grande coisa! Apenas cortei-o às tiras, coloquei-o e foi só comer. Para acompanhar, cozi quinoa e coloquei no forno (com azeite, orégãos, sal e alho em pó) bróculos, cenoura e cogumelos às fatias) – a 220 °C durante uns 20/30 minutos. Tão simples e delicioso. 

P.S. Coloquei os vegetais e o tofu fumado ao mesmo tempo no forno. Se não quiser que o tofu fique seco, tire-o do forno passado uns 15 minutos. 

O tofu (tanto fumado como o normal) compro no Aldi: é barato, bom e biológico!

transferir (9)

***

Espero que tenham gostado! 

 

 

O que achaste? Conta-me tudo!